Blog Dr. Eliney Faria

2 MITOS E 1 VERDADE SOBRE CANCER RENAL

❌ Água ajuda a prevenir o câncer nos rins
Beber água é muito importante para a saúde como um todo e é fundamental para que os rins cumpram sua função de filtrar o sangue e as toxinas do organismo. Mas quando o assunto é câncer, ela não tem ação preventiva, ok?
.
❌ Pedra nos rins pode virar câncer
Embora seja uma doença que pode ter consequências sérias, o cálculo renal é totalmente diferente de um tumor e não pode “se transformar” em câncer. As pedras podem ser causadas justamente por baixa ingestão de água, fazendo com que o cálcio, ácido úrico e oxalato filtrados pelos rins não se dissolvam naturalmente e formem uma estrutura sólida que, se tentar passar pelo trato urinário, causa muita dor! Já o tumor é causado pela proliferação da mutação de células renais.
.
✅ O câncer de rim pode ser diagnosticado por acaso – VERDADE!
Infelizmente o câncer renal é uma doença bastante silenciosa e cerca de ⅓ dos pacientes são diagnosticados quando já ocorreu metástase. Além disso, 10% dos pacientes não apresentam alguns sintomas clássicos como sangue na urina e dor lombar. Por isso, acabam descobrindo a doença quando estão fazendo exames para investigar outros problemas de saude.