Blog Dr. Eliney Faria

Implicações das recomendações da Força-Tarefa de Medicina Preventiva dos Estados Unidos sobre a migração do estágio do câncer de próstata

Implicações das recomendações da Força-Tarefa de Medicina Preventiva dos Estados Unidos sobre a migração do estágio do câncer de próstata

Artigo interessante avaliando o banco de dados americano que colhe informações de instituições em todo os EUA, o SEER (Surveillance, Epidemiology, and End Results) mostrou que a recomendação da US Task Force (Força-Tarefa de Serviços Preventivos) dos Estados Unidos de 2008 que se posicionou contra a triagem de homens com idade ≥ 75 anos, e em 2012, que expandiu isso para todos os homens, mudou o perfil de diagnóstico do câncer de próstata. Na opinião do artigo, e na minha também, este posicionamento “arbitrário” fez foi atrasar os diagnósticos de câncer de próstata avançado em milhares de homens nos EUA.
Este artigo avaliou homens com idade ente 55-69 anos diagnosticados com câncer de próstata, antes da recomendação contra e depois. Considerou grupo 1 homens diagnosticados entre 2004 a 2008, grupo 2 aqueles com diagnóstico entre 2009 a 2012 e grupo 3, entre 2013 a 2015. Os grupos refletem temporalmente as mudanças nas diretrizes da Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos. Os dados foram ajustados para o crescimento populacional.
Os resultados foram surpreendentemente negativos. De mais de 320 mil homens avaliados, a incidência de N1M0 (presença de linfonodo positivo) subiu de 5,3% para 30,1%, e doença metastática M1 foi de 22,6% para 49,2%, quando comparamos os grupos cronologicamente.
Eles concluíram que após a recomendação contra o rastreamento, houve grande aumento da incidência de câncer de próstata metastático. As sequelas da doença avançada incluem carga financeira, emocional e física. Estudos futuros são necessários para identificar melhores estratégias de rastreamento que reduzam o risco de desenvolver doenças metastáticas sem diagnosticar excessivamente os cânceres indolentes.

WeCreativez WhatsApp Support
Deixe seu nome e telefone para receber uma chamada da minha equipe de atendimento.
👋 Olá, como posso te ajudar?