Blog Dr. Eliney Faria

Novembro Azul, o mês mundial de conscientização e combate ao câncer de próstata e promoção de saúde masculina

O câncer de próstata tipo mais comum entre os homens, estatisticamente 1 em cada 6 homens terão câncer de próstata ao longo de suas vidas.  No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segunda dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Devemos entender que a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, com mais ou menos 20 gramas. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Na fase inicial o câncer de próstata, mas quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Como fatores de risco saliento: histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), raça negra, e ainda obesidade.

A única forma curar do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.  Por isso homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para um check-up e onde serão feitos o toque retal e o exame de PSA.

A indicação do tratamento depende de várias variáveis clinicas, como estado de saúde atual, estadio da doença e expectativa de vida. Existem casos de tumores de baixa agressividade que são apenas vigiados periodicamente.

WeCreativez WhatsApp Support
Deixe seu nome e telefone para receber uma chamada da minha equipe de atendimento.
👋 Olá, como posso te ajudar?