Blog Dr. Eliney Faria

Saiba sobre PSA e Câncer de Próstata

O que é o PSA?

Biomarcadores (ou marcadores biológicos) são substâncias presentes em diversos fluidos corporais (como moléculas, enzimas, hormônios etc). A partir delas, pode-se investigar uma série de distúrbios no organismo. O antígeno prostático específico (PSA, na sigla em inglês) é um biomarcador quase que exclusivamente, na próstata. Sua maior quantidade é encontrada no sêmen, mas também circula no sangue em pequenas quantidades.

Quando um paciente tem câncer de próstata  há um aumento permanente do PSA. No entanto, um quadro de hiperplasia prostática benigna (HPB) também leva a elevação do PSA.

Bem, podem existem também aumentos transitórios como relação sexual, uso de bicicleta, presença de infecção urinária, realização de exames no reto etc). E pode haver redução de sua concentração por uso de alguns medicamentos (exemplo: Finasterida).

Mas mesmo não sendo específico e com algumas limitações, o PSA é essencial no diagnostico, tratamento e seguimento

 

PSA somente se eleva em Câncer de próstata?

Não, também existem condições benignas como hiperplasia ou prostatite que também elevam o PSA.

 

Qual é a relação entre PSA livre e total?

A relação entre PSA livre e total é importante para diagnóstico de câncer de próstata. Geralmente, pacientes com maior proporção de PSA livre, quando comparado ao PSA total, não têm câncer de próstata. Ainda que não haja um consenso, essa proporção costuma ser igual ou maior que 15%.

 

WeCreativez WhatsApp Support
Deixe seu nome e telefone para receber uma chamada da minha equipe de atendimento.
👋 Olá, como posso te ajudar?