CÂNCER DE PRÓSTATA
CÂNCER DE PRÓSTATA

Quais as causas do câncer de próstata? 

Ninguém sabe por que ou como o câncer de próstata começa. Estudos da autópsia mostram que 1 em cada 3 homens com mais de 50 anos tem algumas células cancerígenas na próstata. Oito em cada dez “cânceres de autópsia” encontrados são pequenos, com tumores que não são prejudiciais, ou seja, são os que chamamos de clinicamente insignificantes. Embora não exista uma razão conhecida para o câncer de próstata, existem muitos riscos associados à doença.

Quais são os fatores de risco para o câncer de próstata?

Idade

À medida que os homens envelhecem, o risco de ter câncer de próstata aumenta. Raramente é encontrado em homens com menos de 40 anos. Danos ao material genético (DNA) das células da próstata são mais prováveis para homens com mais de 55 anos. Células de próstata danificadas ou anormais podem começar a crescer fora de controle e formar esses tumores. A idade é um fator de risco bem conhecido para o câncer de próstata. Mas, fumar e estar acima do peso estão mais ligados à morte por câncer de próstata.

Raça

Os homens da raça negra têm, de longe, a maior incidência da doença. Um em cada seis afro-americanos terá câncer de próstata. Homens afro-americanos são mais propensos a ter câncer de próstata em uma idade mais precoce. Eles também são mais como ter tumores agressivos que crescem rapidamente, se espalham e causam a morte. A razão pela qual o câncer de próstata é mais prevalente em homens afro-americanos ainda não é clara, mas pode ser devido a fatores socioeconômicos, ambientais, dietéticos e genéticos. Outras etnias, como homens hispânicos e asiáticos, são menos propensas a ter câncer de próstata.

História da Família

Homens com histórico familiar de câncer de próstata também enfrentam maior risco de desenvolver a doença. Um homem tem 2 a 3 vezes mais chances de ter câncer de próstata se seu pai, irmão o tivessem. Esse risco aumenta com o número de parentes diagnosticados com câncer de próstata. A idade em que um parente próximo foi diagnosticado também é um fator importante.

Tabagismo

Estudos mostram que o risco de câncer de próstata pode dobrar para fumantes pesados. O tabagismo também está ligado a um maior risco de morrer de câncer de próstata. No entanto, dentro de 10 anos após parar, seu risco de câncer de próstata se resume ao de um não fumante da mesma idade.

Localização geográfica

Os números e mortes por câncer de próstata variam em todo o mundo, mas são maiores no Brasil,  América do Norte e no Norte da Europa. Taxas mais altas podem ser devido a procedimentos de triagem melhores ou mais, hereditariedade, má alimentação, falta de hábitos de exercício e exposições ambientais.

Dieta

Dieta e estilo de vida podem afetar o risco de câncer de próstata. Não está claro exatamente como. Seu risco pode ser maior se você comer mais calorias, gorduras animais, açúcar refinado e não frutas e vegetais suficientes. A falta de exercício também está ligada a resultados ruins. A obesidade (ou estar muito acima do peso) é conhecida por aumentar o risco de um homem morrer de câncer de próstata. Uma maneira de diminuir o risco é perder peso, e mantê-lo fora.

Como prevenir câncer de próstata?

Fazer coisas que são “saudáveis para o coração”, também manterá sua próstata saudável. Comer direito, se exercitar, observar seu peso e não fumar pode ser bom para sua saúde e ajudá-lo a evitar o câncer de próstata.

Alguns estudos acreditam que medicamentos como finasterida e dutasterida podem prevenir o câncer de próstata. Outros acreditam que só retardam o desenvolvimento do câncer de próstata. Estudos mostram que homens que tomavam essas drogas eram menos propensos a serem diagnosticados com câncer de próstata. Ainda assim, não está claro se essas drogas são afetivas, então você deve falar com seu médico sobre os possíveis efeitos colaterais.

Gostou? Compartilhe