Como se faz o diagnóstico do câncer de próstata?
Rastreamento
Rastreamento ou “triagem” significa testar uma doença mesmo que você não tenha sintomas. O exame de sangue de antígeno específico da próstata (PSA) e o exame de toque retal são dois testes que são usados para rastreamento de câncer de próstata. Ambos são usados para detectar câncer precocemente. E vamos falar mais sobre os dois
O que é PSA? E para serve o PSA ?
O exame de sangue de antígeno específico da próstata (PSA) é uma forma de testar o câncer de próstata. Este exame de sangue mede o nível de PSA no sangue. PSA é uma proteína feita apenas pelos cânceres de próstata e pelo tecido prostático normal. O teste pode ser feito em um laboratório, hospital ou consultório especializado.
Baixos níveis de PSA são encontrados no sangue de um homem com uma próstata saudável. Um PSA baixo é um sinal de saúde da próstata. Um rápido aumento no PSA pode ser um sinal de que algo está errado. O câncer de próstata é a causa mais grave de um alto nível de PSA. Outra razão para um PSA alto pode ser o crescimento benigno da próstata. A inflamação da próstata, chamada de prostatite, também pode causar altos níveis de PSA.
Qual a importância do toque retal para câncer de próstata?
O toque retal ajuda o urologista a encontrar problemas de próstata. Para este exame, o médico coloca o dedo indicador com luva e lubrificado no reto do paciente. Este exame é rápido (5 segundos) e feito com o paciente deitado confortavelmente. É um exame seguro e fácil de fazer.
Quem deve ser examinado para câncer de próstata?
O rastreamento é recomendado se você é um homem:
- Com mais de 50 anos
- Da raça negra e com mais de 45 anos
- Tenha um histórico familiar de câncer de próstata e mais de 45 anos