CIRURGIA ROBÓTICA EM UROLOGIA: Mito X Realidade
CIRURGIA ROBÓTICA EM UROLOGIA: Mito X Realidade
eliney-faria-cirurgia-robotica

O que é Cirurgia Robótica?

A cirurgia robótica ou cirurgia assistida por robô é uma técnica usada pelo urologista que opera por robô para melhorar o resultado de procedimentos cirúrgicos complexos.  Possibilita que o cirurgião atinja até mesmo espaços no corpo humano difícil acesso  com uma incisão muito pequena, movimentos precisos e maior ampliação de imagem.

As principais partes de uma tecnologia robótica incluem:

  • 1.             Braços cirúrgicos – Vem com pequenas pinças articuladas que são usadas durante a realização da operação. Isso oferece 7 graus de liberdade de movimento
  • 2.             Lente especializada – Fornece uma imagem 3D ampliada da área cirúrgica.
  • 3.             Console cirúrgico – É uma espécie de painel para os cirurgiões cirúrgicos direcionarem o movimento do dispositivo e da câmera.

Cirurgia Robótica e Urologia

Espera-se que os enormes avanços na cirurgia robótica durante os últimos dez anos sejam superados por avanços ainda maiores na próxima década. O crescente uso de dispositivos cirúrgicos assistidos por robô impulsionou a urologia para a vanguarda da robótica cirúrgica. Como a área pélvica é um espaço potencial com artérias, veias e órgãos densamente compactados, requer uma intervenção muito precisa. A cirurgia robótica em urologia oferece várias vantagens que a tornam melhor do que a cirurgia aberta ou mesmo laparoscópica. Essas vantagens incluem uma diminuição na quantidade de perda de sangue, redução do desconforto do paciente e minimização do uso de analgésicos. Também ajuda a reduzir o tempo de internação hospitalar e o tempo de cicatrização.

O que acontece durante a Cirurgia Robótica?

Seu cirurgião primeiro fará um ou mais pequenos cortes, conforme exigido pelo procedimento. Seu cirurgião irá inserir um dispositivo fino semelhante a um tubo através dessas incisões (trocater). Os instrumentos são colocados através desses tubos (trocaters) depois que o robô é ligado a eles. Um dos orifícios é usado para inserir uma câmera longa e flexível chamada endoscópio. O urologista senta-se em um painel a poucos metros de distância do paciente, controlando os braços robóticos. Um assistente permanece ao seu lado para ajudar o cirurgião, deslocando os instrumentos conforme necessário.

Vantagens da Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica oferece várias vantagens em relação aos procedimentos cirúrgicos convencionais. Proporciona vantagens tanto para o operador cirúrgico como para os doentes.

Vantagens para o cirurgião

1.             Maior precisão: Os movimentos do braço robótico são mais exatos e proporcionam melhor precisão.

2.             Melhor visualização: uma câmera de alta definição fornece imagens 3D ampliadas que são superiores ao olho nu.

3.             Capacidade de fazer cirurgia em espaços limitados dentro do corpo

Vantagens para os pacientes

  • 1.             Redução da dor durante a recuperação
  • 2.             Menor risco de infecção.
  • 3.             Redução da perda de sangue.
  • 4.             Menor tempo de internação.
  • 5.             Cicatrizes menores.
  • 6.             Tempo de recuperação mais rápido
  • 7.             Melhores resultados clínicos gerais

Procedimentos Robóticos em Urologia

Várias cirurgias de urologia envolvem o uso de robôs. O uso do procedimento robótico em cirurgias urológicas é devido ao tempo prolongado do procedimento cirúrgico, à necessidade de imagens estáveis e à localização crítica da cirurgia. A prostatectomia radical laparoscópica é um desses procedimentos cirúrgicos mais adequados para a cirurgia robótica. Alguns dos procedimentos cirúrgicos urológicos comuns em que a tecnologia robótica é utilizada são:

1.             Prostatectomia robótica: É um procedimento cirúrgico assistido por robô que remove a próstata

2.             Cistectomia robótica: Neste procedimento, a bexiga urinária é removida usando cirurgia robótica

3.             Nefrectomia Parcial Robótica – O tumor do rim é removido enquanto o rim normal restante é reparado através de pequenos orifícios com instrumentos robóticos

4.             Pieloplastia robótica: É um procedimento usado para tratar uma doença conhecida como obstrução da junção ureteropélvica.

1.             Outros procedimentos: Estes incluem: Nefroureterectomia, Adrenalectomia, Reimplante ureteral e Transplante renal

Submetido a cirurgia robótica: o que vem a seguir?

Depois de ter sido submetido a uma cirurgia robótica, a recuperação é geralmente rápida. O seu médico pode recomendar que você:

1.             Retome as atividades diárias gradualmente.

2.             Evite levantar coisas pesadas até que você acompanhe seu urologista robótico.

3.             Se você notar qualquer sinal de infecção perto do local da incisão, você deve procurar atendimento médico.

4.             Tome medicamentos para dor ou constipação.

Conclusão

Com a cirurgia assistida por robô, você pode obter terapias mais avançadas com um tempo de recuperação diminuído. A tecnologia robótica é usada por um cirurgião devidamente treinado para operar através de pequenas incisões e levar a um resultado favorável do tratamento.

Dr. Eliney Ferreira Faria, MD, PhD

Uro-oncology and Robotic Surgery

Hospital Felicio Rocho – Belo Horizonte

Gostou? Compartilhe