Vocês sabiam que crianças e adolescentes que mantem dieta desequilibrada, fast food e ingestão insuficiente de líquidos podem ter pedra nos rins? Cada dia é mais comum encontrar crianças com este transtorno.
Adolescentes obesos tem 2,5 vezes mais chance de apresentar cálculos renais. Além de de predisposição genética para a formação desses cálculos renais, o fast food salgado por natureza, e a ingestão insuficiente de água podem ampliar esta incidência. As proteínas, gorduras e açúcares em excesso provenientes dessa dieta desequilibrada também contribuem para a formação das pedras nos rins. Outros vilões são os refrigerantes, ricos em sódio e corante, que também estão relacionados com aumento na formação dos cálculos.
As formas de prevenção do problema são: a ingestão de água (1 litro por dia para crianças), alimentação equilibrada e exercícios físicos.
Quase sempre assintomática, as pedras ou cálculos renais são descobertos quando a criança apresenta quadro leve de dor abdominal, infecção ou sangramento urinário. Vale lembrar que a cólica renal intensa, sintoma comum em adultos, raramente é observada nas crianças. Por isso os pais devem dobrar a atenção: a dor pode passar despercebida e o quadro se transformar em uma infecção renal grave. Por isso caso a criança apresente estes sintomas deva-se procurar um urologista para investigação.
Dr. Eliney Ferreira Faria, MD, PhD
Uro-oncology and Robotic Surgery
Hospital Felicio Rocho – Belo Horizonte