Vou aproveitar as notícias sobre a Rainha Elizabeth da Inglaterra para falar de um tema, não que ela tenha câncer. Mas apenas atentando para o fato da relação de longevidade e certas doenças. O aumento na expectativa de vida das pessoas últimos anos chegou ao patamar dos 75 anos, apesar das desigualdades sociais e dos obstáculos ao desenvolvimento em nosso país.Em levantamento de 2015, a expectativa média de vida do brasileiro alcançou 75,8 anos, com tendência de subir mais ainda.
Por outro lado, a conquista da longevidade traz novos desafios. Se vivemos mais tempo e superamos certas doenças, diminuindo a mortalidade, testemunhamos o surgimento de outras, mais complexas, relacionadas ao envelhecimento. Dentre essas, as doenças neurodegenerativas (Parkinson, Alzheimer), e vários tipos de câncer.
É preciso atuar cada vez mais fortemente na prevenção e na detecção precoce do câncer, o que favorece maiores chances de cura e qualidade de vida, mesmo em pessoas de idade avançada. Então, mesmo em idade avançada as pessoas devem continuar fazendo exames preventivos de câncer e outras doenças para que todas tenham chances ficarem livres destas e vivam a sua longevidade com qualidade de vida
Dr. Eliney Ferreira Faria, MD, PhD
Uro-oncology and Robotic Surgery
Hospital Felicio Rocho – Belo Horizonte