MITOS SOBRE CIRURGIA ROBOTICA
MITOS SOBRE CIRURGIA ROBOTICA

Existe um grande mistério em em relação a cirurgia robótica.  A cirurgia artificial de algumas áreas da medicina não tem nada a ver com procedimentos do robô. Recebo todos os dias muitas perguntas sobre cirurgia robótica. Muitas delas ideias e dúvidas que se espalham na população. Entre elas:

1)  “O robô opera sozinho?”

Não, apesar de muita tecnologia o robô funciona em sistema de reprodução exata de movimentos, sendo totalmente dependente do cirurgião. Se o cirurguao fizer um movimento errado, o robô faz fazê-lo igual.  O robô é apenas um instrumento para a cirurgia, como um bisturi extremamente tecnológico. Então, mesmo com toda a tecnologia, se o médico não tiver experiência e treinamento, não adianta de nada ter um robô.  

 2) “Qual diferença de robótica e laparoscopia?”

A cirurgia por vídeo, conhecida como cirurgia laparoscópica, usa uma câmera de visão 2D, e mesmo com alta resolução, tem os instrumentos com movimentos e graus de liberdade mais limitados.

Na robótica a câmera tem tecnologia 3D, que da noção de profundidade. Os movimentos simulam os movimentos da mão humana,  o que permite ao médico ser mais preciso nos movimentos, cortes e suturas.

3)  “A cirurgia robótica é mais rápida”.

Sim, porém somente em mãos experientes e treinadas. Mesmo com a cirurgia robótica, se o cirurgião não tiver experiencia acaba gastando muito mais tempo na cirurgia e não obtendo os resultados desejados.

E você? já escutou mais algum mito? Conta aqui pra gente nos comentários.

Gostou? Compartilhe