O CÂNCER DE PRÓSTATA
O CÂNCER DE PRÓSTATA

https://www.mayoclinic.org

O câncer de próstata pode ficar sem tratamento?    

Na verdade, pode, desde que seja um tumor indolente em um paciente muito bem selecionado. Nesse momento, lançamos mão de uma modalidade de tratamento na verdade que se chama “vigilância ativa”. 

O que é vigilância ativa?

A vigilância ativa apesar de ser uma forma de tratamento, não trata ativamente o câncer de próstata. Essa modalidade serve para monitorar o crescimento do câncer com testes regulares de PSA, toque retal e biópsias periódicos. Um cronograma para exames será definido com o seu urologista. Para ajudar seu urologista a fazer essas biópsias, um exame de ressonância magnética (RNM) pode ser feito. Com a vigilância ativa correta, seu médico saberá muito rapidamente se o câncer crescer. Se isso acontecer, então sugerirá os próximos passos para você. Nesse ponto, sr tratado de maneira curativa com radioterapia ou cirurgia.

Quais são os benefícios, riscos e efeitos colaterais da vigilância ativa?

Vigilância Ativa é melhor se indicada se o paciente tiver um câncer de crescimento pequeno e lento (chamado e classificado como de baixo risco). É bom para homens que não têm sintomas. Se você quiser evitar efeitos colaterais sexuais, urinários ou intestinais pelo maior tempo possível, este pode ser o tratamento para você. A vigilância ativa permite que os homens mantenham sua qualidade de vida por mais tempo sem arriscar o sucesso do tratamento (se e quando for necessário). A ação só é tomada se a doença mudar ou crescer. Para muitos homens, eles nunca precisam de tratamentos mais agressivos.

A vigilância ativa é usada principalmente para retardar ou evitar terapia agressiva. Por outro lado, este método pode exigir que você faça várias biópsias ao longo do tempo para acompanhar o crescimento do câncer.

Gostou? Compartilhe