Disfunção erétil, ou DE, é o problema sexual mais comum que os homens relatam ao médico. Afeta cerca de 30 milhões de homens. DE é definido como problema para obter ou manter uma ereção que é firme o suficiente para o sexo. Embora não seja raro um homem ter alguns problemas com ereções de tempos em tempos, DE que é progressiva ou acontece rotineiramente com sexo não é normal, e deve ser tratado.
Disfunção Erétil pode acontecer:
▪ Na maioria das vezes, quando o fluxo sanguíneo no pênis é limitado ou os nervos são prejudicados
▪ Com estresse ou razões emocionais
▪ Como um aviso precoce de uma doença mais grave, como: aterosclerose (endurecimento ou artérias bloqueadas), doença cardíaca, pressão alta ou açúcar no sangue alto do Diabetes
Encontrar as causas da sua DE ajudará a tratar o problema e ajudará com o seu bem-estar geral. Como regra geral, o que é bom para sua saúde cardíaca é bom para sua saúde sexual.
Como funcionam as ereções
Durante a excitação sexual, os nervos liberam produtos químicos que aumentam o fluxo sanguíneo para o pênis. O sangue flui para duas câmaras de ereção no pênis, feitas de tecido muscular esponjoso (o corpo cavernoso). Durante a ereção, os tecidos esponjosos relaxam e acumulam sangue. A pressão arterial nas câmaras torna o pênis firme, causando uma ereção. Quando um homem tem um orgasmo, um segundo conjunto de sinais nervosos atingem o pênis e fazem com que os tecidos musculares do pênis se contraem e o sangue é liberado de volta à circulação de um homem e a ereção cai.
Quando você não está sexualmente excitado, o pênis é macio. Os homens podem notar que o tamanho do pênis varia de calor, frio ou preocupação; isso é normal e reflete o equilíbrio de sangue entrando e deixando o pênis.
Sintomas da Disfunção Erétil
Com disfunção erétil (DE), é difícil obter ou manter uma ereção que é firme o suficiente para o sexo. Quando a DE se torna um problema rotineiro e incômodo, seu urologista podem ajudar.
A DE pode ser um grande sinal de alerta de doenças cardiovasculares indicando que os bloqueios estão aumentando no sistema vascular de um homem. Alguns estudos mostraram que homens com DE correm um risco significativo de ter um ataque cardíaco, derrame ou problemas circulatórios nas pernas. A DE também causa:
▪ Baixa autoestima
▪ Depressão
▪ Angústia para o homem e seu parceiro
Se a DE está afetando o bem-estar de um homem ou seus relacionamentos, ele deve ser tratado. O tratamento tem como objetivo corrigir ou melhorar a função erétil, ajudar a saúde circulatória e ajudar na qualidade de vida de um homem.