Hematúria é sangue na urina. Quando a urina está vermelha ou rosa, isso pode estar ligado ao sangue na urina e é chamado de hematuria “visível” ou macroscópica. Às vezes, o sangue está na urina, mas não é facilmente visto e é chamado de hematúria “microscópica”, uma vez que só pode ser visto sob um microscópio.
Durante as visitas de rotina ao seu profissional de saúde, muitas vezes você é solicitado a dar uma amostra de urina para testes. Muitos testes são feitos rotineiramente, como a verificação de açúcar (diabetes), bactérias (infecção) e sangue. O sangue pode ser encontrado usando uma tira química ou sob um microscópio. Se o sangue for detectado desta forma, então você pode ter “hematúria microscópica”. Há muitas causas de sangue na urina. A maioria não se preocupa, mas alguns podem pedir cuidados pelo seu profissional de saúde.
Causas
• Infecção urinária
• Próstata aumentada em homens mais velhos
• Pedras nos rins ou bexiga
• Período menstrual em mulheres
• Infecção da próstata
• Doença renal
• Trauma renal ou no restante sistema urinário
• Câncer de bexiga (principalmente em fumantes)
• Câncer de rim
• Câncer do revestimento do trato urinário
• Drogas anti-inflamatórias (inchaço nas articulações e analgésicos)
• Exercícios de alta intesidade
Quando o sangue é encontrado na urina, os profissionais de saúde querem ter certeza de que não há um problema sério de saúde envolvido, como um tumor no rim, trato urinário ou bexiga. Câncer urológico raramente é a causa do sangue na urina, mas pode ser fatal.
Quando você realmente vê sangue na urina, é chamado de “hematuria grosseira”. Isso é muito mais provável de estar ligado a um câncer ou outro problema de saúde que precisa de cuidados médicos.
Diagnóstico da hematúria
Seu médico vai querer rever os riscos para o câncer e saber se há outras causas do sangue em sua urina. Isso muitas vezes envolve um exame e seu médico ver se você tem riscos para o câncer, como tabagismo, radiação prévia, quimioterapia ou exposições ambientais. O médico também procurará causas não cancerígenas para o sangue na urina, como trauma recente, infecção do trato urinário (ITU) ou outros procedimentos.
Se forem necessários mais testes, então seu médico providenciará esses exames. Se nada for encontrado para explicar o sangue na urina, então seu médico pode avaliar seu nível de risco para câncer como baixo, intermediário ou alto. Esses níveis de risco são baseados em riscos conhecidos para câncer de bexiga, tais como:
▪ história de tabagismo
▪ idade
▪ sexo
▪ Sintomas
▪ número de glóbulos vermelhos na urina
▪ certos tipos de quimioterapia
▪ histórico familiar de câncer de bexiga, câncer do revestimento do trato urinário, ou Síndrome de Lynch
▪ exposições no local de trabalho a produtos químicos como benzeno ou aminas aromáticas
▪ ter um cateter em seu trato urinário por longos períodos de tempo
Todos os pacientes com sangue visto em sua urina (também conhecido como hematúria bruta) estão em alto risco.
Teste
Os objetivos dos testes são duplos. A primeira é determinar se há uma anormalidade da bexiga e a segunda é avaliar o trato urinário superior (rins, ureteres que são os tubos que transportam a urina para a bexiga). Um cistoscópio é usado para olhar dentro da bexiga. Esta verificação visual da bexiga é feita com uma câmera de fibra óptica. Os tratos urinários superiores são revisados com imagens como ultrassom ou tomografia computadorizada.
Tratamento
A maioria dos pacientes com sangue na urina não tem grandes problemas. Na verdade, para muitos, uma causa não é estabelecida. Nesses pacientes com uma condição mais grave, encontrar isso cedo pode salvar vidas. É de grande valor fazer o teste e não ignorar essas descobertas especialmente se o sangue for visto em sua urina.