O QUE É UMA FÍSTULA DA BEXIGA?
O QUE É UMA FÍSTULA DA BEXIGA?

Uma fístula da bexiga é quando uma abertura se forma entre a bexiga e algum outro órgão ou a pele. Na maioria das vezes, a bexiga se abre para o intestino (“fístula enterovesical”) ou para a vagina (“fístula vesicovaginal”).

Como funciona a bexiga?

A bexiga é um órgão em forma de balão que armazena urina, que é feita nos rins. É mantido no lugar por músculos pélvicos na parte inferior da barriga. Quando não está cheia, a bexiga está relaxada. Sinais nervosos em seu cérebro permitem que você saiba que sua bexiga está ficando cheia. Então você sente a necessidade de fazer xixi. O cérebro diz aos músculos da bexiga para espremer (ou “contrair”).

Causas de fistulas urinárias

Embora raro, uma fístula da bexiga para a pele pode resultar quando a saída da bexiga é bloqueada e a bexiga é danificada. Isso pode ser devido a lesões ou cirurgias anteriores. Fístulas vesicovaginais podem ser vistas após uma cirurgia urológica ou ginecológica. Eles também podem estar ligados a cânceres ginecológicos. Fístulas no intestino são principalmente resultado de uma doença que causa inflamação, como a doença de Crohn ou diverticulite. Cerca de 2 em 10 casos de fístula intestinal são causados por câncer de intestino. Fístulas na vagina e no intestino também podem se formar como resultado da radioterapia.

Sintomas

Seu profissional de saúde pode suspeitar de fístula da bexiga se você tiver infecções do trato urinário difíceis de controlar. Outros sinais são urina cheirando mal ou parecendo fezes ou se o gás sai através de sua uretra quando você faz xixi.

Diagnóstico

A fístula da bexiga é diagnosticada com exames de imagem, tipo tomografia computadorizada ou um raio-x pélvico com contraste. Um corante que aparece bem em raios-x (chamado “contraste”) será colocado em sua bexiga, seja através de uma veia ou de um cateter. Seu profissional de saúde também pode olhar para sua bexiga com um cistoscópio, um telescópio longo e fino com uma luz no final. Em alguns casos, estudos de raio-x com contraste podem ser feitos em outros órgãos (como o intestino), também.

Tratamento

A fístula da bexiga é mais frequentemente tratada com cirurgia para remover a parte danificada da bexiga. O tecido saudável é movido entre a bexiga e o outro órgão para bloquear a abertura. Se a fístula é causada por uma doença, como câncer de cólon ou doença inflamatória, a fístula é fixada durante a cirurgia para tratar essa doença.

Após o tratamento

O sucesso da cirurgia depende do cirurgião ser capaz de remover a doença principal. Também deve haver tecido saudável para fechar a fístula. Se houver câncer que não pode ser removido ou tecido que tenha baixo fluxo sanguíneo devido ao tratamento de radiação, os resultados podem não ser tão bons. Depois da cirurgia, você pode esperar ter um cateter na bexiga por algumas semanas.

Gostou? Compartilhe