Quais são os benefícios e riscos de se rastrear câncer de próstata?
O teste sanguíneo do PSA e o toque retal são ferramentas muito importantes. Eles ajudam a encontrar o câncer de próstata cedo, antes que se espalhe. Quando encontrado precocemente, pode ser tratado precocemente, o que ajuda a parar ou retardar a propagação do câncer. Isso provavelmente ajudará alguns homens a viver mais.
Quem deveria fazer rastreamento para câncer de próstata?
A Sociedade Brasileira de Urologia (https://portaldaurologia.org.br/) mantém sua recomendação para o rastreamento de homens:
- a partir de 50 anos
- a partir de 45 anos se forem da raça negra
- a partir de 45 anos se tiverem parentes de primeiro grau com câncer de próstata
existem homens que devido outros tipos de câncer na família podem ter sido diagnosticados com mutação do gene BRCA2, e também devem iniciar mais cedo seus exames.
O que é uma biópsia de próstata?
A decisão de se fazer a biópsia é baseada nos resultados de PSA e toque retal. Seu médico também considerará seu histórico familiar de câncer de próstata, raça, histórico de biópsia anterior e outros fatores de saúde.
A biópsia de próstata é um tipo de pequeno procedimento cirúrgico. Para uma biópsia da próstata, pequenos fragmentos de tecido são removidos da próstata atraves de uma agulha especial e olhados sob um microscópio por um patologista. O patologista é o médico que olhará atentamente para as amostras de tecido para procurar células cancerígenas. Esta é a única maneira de ter certeza se você tem câncer de próstata ou não.
A biópsia geralmente é feita usando uma sonda de ultrassom para olhar a próstata e guiar a biópsia. Você pode receber um enema e antibióticos para prevenir infecções do rpocedimento que apesar se extremamente raras podem acontecer. Para o teste, você vai deitar de lado enquanto a sonda vai ser introduzida no reto. Usando ultrassom, seu médico notará o tamanho, forma e qualquer anormalidade da próstata. Também procurará “sombras” no ultrassom, que podem sinalizar câncer. Nem todos os cânceres de próstata podem ser vistos, e nem todas as “sombras” são câncer. A glândula próstata é então anestesiada com uma agulha passada através da sonda. Em seguida, o médico remove fragmentos muito pequenos da próstata usando um dispositivo de biópsia. A quantidade de tecido removido depende do tamanho da glândula, resultados de PSA e biópsias passadas.
Se as células cancerígenas forem encontradas, o patologista atribuirá um “Escore de Gleason” ou seja uma numeração que mostra o grau da doença, e que ajuda a determinar a gravidade/risco da doença e chance de cura.
Depois de uma biópsia de próstata, você pode ter sangue em sua ejaculação, urina e fezes. Isso deve desaparecer muito rapidamente. Se não, ou você tiver febre, entre em contato com seu médico.