TRATAMENTO DA HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA
TRATAMENTO DA HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA
eliney-faria-TRATAMENTO-DA-HIPERPLASIA-PROSTÁTICA-BENIGNA

Existem muitas opções para tratar a HPB. Você e seu médico decidirão juntos qual tratamento é mais indicado para você. Casos leves podem não precisar de tratamento. Em alguns casos, procedimentos minimamente invasivos são boas escolhas. E às vezes uma combinação de tratamentos funciona melhor.

Os principais tipos de tratamentos para BPH são:

Vigilância Ativa


Muitas vezes, a HPB só exigirá vigilância ativa. Se você e seu médico escolherem esta opção de tratamento, seu HPB será observado de perto, mas não tratado ativamente. Isso significa que a HPB é monitorada com visitas regulares ao seu urologista. Um exame anual é comum. Seu profissional de saúde procurará problemas piores ou novos antes de sugerir qualquer outra coisa. Dieta e exercícios são frequentemente recomendados como uma forma de prevenir ou gerenciar seus sintomas.

A vigilância ativa é melhor para homens com sintomas leves a moderados. É também uma opção para homens que não se incomodam com os efeitos do BPH. Se seus sintomas piorarem, ou se novos sintomas aparecerem, seu médico pode sugerir que você comece o tratamento ativo.

Medicamentos para HPB (hiperplasia benigna da próstata)


Medicamentos prescritos também podem ser uma opção para homens com HPB. Os tipos de drogas incluem:

Bloqueadores Alfa


Bloqueadores alfa são comprimidos usados para relaxar os músculos da próstata e bexiga para reduzir os sintomas de HPB. Eles não encolhem a próstata, mas podem melhorar o fluxo de urina se houver um bloqueio. Um benefício dos bloqueadores alfa é que eles começam a trabalhar imediatamente. Os efeitos colaterais podem incluir tontura, tontura, fadiga e dificuldade de ejaculação. Bloqueadores alfa não são uma boa escolha se você planeja fazer uma cirurgia de catarata em breve.

As drogas de bloqueio alfa incluem alfuzosina, doxazosina, silodosina, tamsulosina e terazosina.

Inibidores de Reducatase 5-Alfa


Inibidores de redutase 5-alfa são remédios que podem aumentar o fluxo de urina e encolher a próstata bloqueando o DHT. DHT é um hormônio masculino que pode se acumular na próstata e pode causar crescimento da próstata. Essas drogas podem reduzir o risco de problemas de HPB e a necessidade de cirurgia. Os efeitos colaterais incluem disfunção erétil e redução da libido (desejo sexual). Você deve continuar tomando os comprimidos para evitar que os sintomas voltem. Estes podem ser melhores para homens com glândulas de próstata muito grandes. Esses medicamentos prescritos podem levar muitos meses para se tornarem totalmente eficazes e incluem dutasterida e finasterida.

Terapia Combinada


Com a terapia combinada, tanto um bloqueador alfa quanto um inibidor de redutase 5 alfa são usados juntos. Eles podem trabalhar melhor juntos do que qualquer droga faz sozinho para impedir que o HPB piore. Tomando duas drogas, você pode ter mais efeitos colaterais do que se estivesse tomando apenas uma. Alguns efeitos colaterais podem incluir tontura, disfunção erétil, fraqueza ou falta de energia e uma queda na pressão arterial ao passar de sentar ou deitar-se para ficar em pé. Um urologista pode adicionar anti-muscarínicos para pacientes com sintomas superativos da bexiga. Bexiga hiperativa é quando os músculos da bexiga se contraem incontrolavelmente. Isso leva a uma necessidade frequente e urgente de urinar. Pode levar à incontinência (vazamento.) Homens com próstatas maiores são bons candidatos para este tratamento.

As possíveis combinações de drogas incluem:

▪ Finasterida e doxazosina
▪ Dutasteride e tamsulosina, uma combinação que está disponível em um único comprimido
▪ Bloqueadores alfa e anti-muscarínicos

Cirurgia minimamente invasiva para Hiperplasia benigna da próstata


Cirurgia menos invasiva ou tratamentos cirúrgicos minimamente invasivos muitas vezes podem ser feitos como um ambulatório, sem permanência no hospital. O tempo de recuperação geralmente é mais rápido. Pode oferecer alívio dos sintomas, incluindo problemas de controle de urina.

Bons candidatos incluem homens que tomaram medicação para HPB que não funcionaram ou homens com os seguintes sintomas:

▪ Fluxo fraco de urina
▪ Esforçando-se para começar a urinar
▪ Obstrução do trato urinário, pedras da bexiga e/ou sangue em sua urina
▪ Esvaziamento incompleto
▪ Sangramento da próstata
Existem vários tipos de cirurgias menos invasivas a serem escolhidas. A opção dependerá do tamanho da próstata, da sua saúde geral e da sua escolha pessoal.

Tipos de Cirurgias Menos Invasivas

Elevação uretral prostática (Urolift)

Urolift usa uma agulha para colocar pequenos implantes na próstata. Esses implantes levantam e comprimem a próstata aumentada para que ela não bloqueie mais a uretra. O Urolift pode ser feito com anestesia local ou geral. Com este tratamento não há cortes no corpo e o tecido não é destruído ou removido. Muitos homens com próstata aumentada e sintomas urinários são bons candidatos. Há menos efeitos colaterais sexuais com isso, em comparação com outros tipos de cirurgia de próstata.

Ressecção transuretral da próstata (RTU de próstata)

RTU de próstata é uma cirurgia comum para HPB. A RTU usa corrente elétrica ou luz laser para cortar e remover tecido. Isso é feito com anestesia e uma ferramenta chamada ressectoscópio inserido através do pênis. O resectoscópio fornece luz, fluido irrigante e uma corrente elétrica. Homens que necessitam de cirurgia por causa de sintomas moderados a graves de HPB podem ser bons candidatos para a RTU de próstata.

Holmium Laser Enucleation of Prostate (HoLEP)

Em HoLEP, o cirurgião coloca um instrumento fino, parecido com tubo (um ressectoscópio) através do pênis na uretra. Um laser inserido no ressectoscópio destrói o excesso de tecido da próstata. Não são necessárias incisões (cortes) e há muito pouca hemorragia. Você só precisa ficar uma noite no hospital. Um cateter é usado, mas geralmente é removido no dia seguinte. Homens com próstatas maiores que desejam evitar cirurgias mais invasivas podem ser bons candidatos para este tratamento. Homens com maior risco de sangramento, como aqueles que tomam medicamentos para diluir o sangue, também podem ser bons candidatos ao HoLEP.

Prostatectomia simples por meio de laparoscopia ou robótica

A prostatectomia simples remove toda a próstata com cirurgia laparoscópica ou assistida por robótica. É importante que o cirurgião seja habilidoso nesta cirurgia. Isso só é oferecido a homens com a maior das glândulas da próstata e geralmente é feito usando o robô. Esta é uma cura a longo prazo. Você provavelmente ficará no hospital por 24 hs. Um cateter geralmente será necessário por 5 a 7 dias.

Gostou? Compartilhe